sábado, 25 de julho de 2009

Você é invejoso?



Dizem que a inveja é um veneno que você bebe e espera o outro morrer...
Faz sentido isso. Esse sentimento é considerado por muitos como sendo um dos piores e que transmite a sensação de negativismo, recriminação, prisão.

A inveja "seca" os invejados, assim como ocorre com plantas em dias muito quentes que não são regadas corretamente. Então as plantas se desidratam, murcham e podem até morrer. Assim também é conosco, caso nos deixemos levar pelos maus designios que circundam a inveja: podemos cair aos poucos e não conseguir levantar diante de tanta pressão e opressão; ficamos desestimulados a continuar a viver; olhamos a vida como algo sem sentido e poderemos assim morrer para o mundo.


Mas seria a admiração uma inveja positiva? Para Alexandre Bez, não existe inveja positiva. "A admiração e a imitação são diferentes da inveja. Quando o invejoso admira alguém ele sente raiva de não possuir aquilo. Ele é uma pessoa fria, um vampiro emocional que suga as suas energias e deixa um clima pesado no ar".
Segundo Bez, é impossível separar a inveja da falsidade. Por isso é preciso prestar atenção no comportamento dos colegas que integram o seu círculo social. "O falso amigo pode estar em qualquer lugar e se aproximar de determinada pessoa por ela possuir algo que lhe desperte desejo, como um objeto de valor, um imóvel, um bom emprego ou até mesmo a pessoa com quem você se relaciona".
E você é ou conhece algum invejoso? Veja se há o enquadramento em alguma dessas características:
O invejoso
• É preguiçoso e vai querer lhe afastar das atividades relacionadas ao trabalho, estudo ou aprimoramento profissional.
• Tem um comportamento obsessivo-compulsivo e deseja controlar a sua vida, querendo saber onde e com quem você pratica suas atividades, além de procurar acompanhá-lo sempre que possível. Não confunda estes sinais com a prestimosidade sincera de um amigo.

• É agressivo e desconta suas frustrações nas pessoas.

• É fofoqueiro e mentiroso. Já que não se sente capaz de conseguir o sucesso alcançado pelo outro, ele tenta difamar a imagem da vítima de sua inveja.

• É desconfiado. Ele tem uma desestrutura de ego é tão grande que sempre vai achar que o que você conta é mentira ou que está querendo levar vantagem às custas dele.

• Tem complexo de inferioridade e auto-estima baixa. Precisa de elogios constantes para se sentir tão capaz quanto os outros.
Não sei não, mas lendo esse texto já estou identificando algumas pessoas que conheço!!!
E você teme o invejoso? Se sua resposta for sim, posso afirmar: não deveria.


O invejoso perde tempo com você em vez de viver a sua própria vida. Ele quer viver sua vida, seguir seus passos, te acompanhar como uma novela, deixando de lado sua vida, motivo pelo qual seu mundo fica decadente, fazendo com que nada dê certo para ele. 'Por não conseguir atingir seus objetivos, o invejoso quer ter tudo aquilo que você tem, utilizando meios ardis para te derrubar, seja denegrindo sua imagem, inventando fofocas, sendo pedra de tropeço para você.


Saiba que enquanto você pesca, o invejoso observa o rio. Ele é eterno espectador, porque enquanto você dorme, ele perde o sono pensando em você e na sua vida.


Você acorda e saúda o sol. Ele observa seu bronzeado. Você sai para trabalhar e ele fica calculando o seu salário.


Você constrói sua casa e ele julga a cor das tintas.



Você cura um doente e ele adoece por isso.
Você ensina seus alunos e o invejoso tenta descobrir o que você não sabe.
Você CRIA e ele COPIA!
Portanto, ele como seu espectador, saiba que o invejoso dá início à sua platéia. Pense assim e viva mais feliz...
by Johanna













Nenhum comentário:

Postar um comentário